#Acessibilidade: Caneca para cegos



A foto, centralizada traz uma caneca branca, comprida, na qual se lê a palavra Braun, na parte inferior da caneca. A parte externa da alça é preta e a interna é branca. Na parte externa da alça tem três ondinhas de fumaça desenhadas. Depois de um espaço, duas ondinhas desenhadas e depois de outro espaço ua ondinha de fumaça desenhada. Dentro, café preto quente. A caneca está sobre um móvel de madeira do qual só podemos ver o apoio e não sabemos se se trata de uma mesa, uma estante ou alguma outra mobília. A luz da foto é um pouco amarelada como se fosse iluminada por raios de sol no fim da tarde.

Este post é especial. Embora eu não seja uma pessoa cega ou surda, sempre me interessei em me tornar uma pessoa mais acessível para esse público. Tanto que meu maior sonho é ser intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Atualmente faço parte do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, da minha cidade, Novo Hamburgo, e luto pela causa da acessibilidade por mim - que tenho a mobilidade limitada devido a uma cirurgia de Artroplastia Total de Quadril (se não souber o que é clique aqui) embora leve uma vida normal, e por todos que, assim como você, tem o direito de viver em um mundo adaptado as suas necessidades.

Quando soube que estavam desenvolvendo uma caneca para cegos, eu achei o máximo. Nunca tinha me dado conta do quão difícil deve ser para uma pessoa com deficiência visual colocar a quantidade de café em uma caneca. Para saber o que é isso quer dizer, é só fazer um teste simples: fechar os olhos e tentar colocar a quantidade de café que se deseja tomar em uma caneca. Duvido que consigamos.



A caneca para cegos funciona da seguinte forma: na alça há um dispositivo que indica a quantidade de café que você pode escolher para colocar na caneca: uma ondinha é igual a um terço, duas ondinhas, dois terços e três ondinhas, três terços.

Daí você pergunta: como o cego vai saber que a caneca tem a quantidade selecionada? Simples. Quando o líquido atinge à quantidade pretendida, a caneca emite um som. Isso significa que ela já cumpriu a missão e que o café está como se quer na caneca.

Infelizmente, essa preciosidade, idealizada pelos designers Sang-hoon Lee e Yong-bum Lim não deve ter saído do campo das ideias porque revirei a internet para encontrar uma a venda e nada. Nem no site da própria marca. Resta rezar para que esse protótipo logo esteja disponível e acessível para todos que precisam dessa tecnologia.

Vi no site Yanko Design

Falando nisso...

Dia 11 eu estive no III Fórum de Acessibilidade de Novo Hamburgo no qual foram abordados os temas Mídia e Cultura no âmbito da acessibilidade. Foi um encontro maravilhoso porque é um ambiente de trocas de experiências, descobertas e uma fonte imensurável de conhecimento sobre o assunto. Lá tive o prazer de, entre diversos palestrantes, conhecer o pessoal da Tagarelas Produções, responsável pela audiodescrição do filme Colegas, na 40ª Edição do Festival de Cinema de Gramado e do primeiro videoclipe audiodescrito do Brasil, que é "O Caminho Certo", da cantora Luiza Caspary. Para conhecer o videoclipe clique aqui. Para ver e ouvir o trailer do filme Colegas e se emocionar com ele, clique no video abaixo.

Um comentário:

mimi aragón disse...

cler, a honra e a emoção foram imensas em compartilhar nosso trabalho com pessoas tão bacanas feito tu e a galera que esteve no fórum.
tomara que neste ano novo a gente consiga repetir a dose muitas e muitas vezes! que a luta pela acessibilidade só vai pra frente se for coletiva e apaixonada. assim a gente ganha uma força que nem imagina, né? beijão, queridona!

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts with Thumbnails